Manter um planejamento direcionado a divulgação de marca, produto e serviço é uma diretriz básica para que qualquer empresa tenha notoriedade na internet. Dentre das inúmeras opções que o marketing digital dispõe para esse tipo de prática, estar na primeira página de busca do Google é uma das maiores metas.
O Google é o maior buscador do mundo com mais de 100 bilhões de buscas mensais. Com isso, encontrar uma maneira de estar nas primeiras posições da primeira página de resultados é a garantia de grande visibilidade e conversões de cliques. E para estar nessas posições, há duas formas básicas: investir em planejamento para resultados de forma orgânica ou optar por anúncios de links patrocinados. Para o último também conhecido como um sistema de PPC- pague por clique, o Google oferece a ferramenta Google Ads para gerenciar todo o processo de anúncio, pagamento e escolha de palavra-chave.
Rede de pesquisa do Ads
O Google Ads é uma plataforma de anúncios onde a própria empresa ou pessoa faz seus anúncios e cria as campanhas de exibição. No caso específico da rede de pesquisa, é preciso realizar o cadastro da empresa ou pessoa, ativar a conta com saldo suficiente, escolher as palavras-chaves que serão ativadas na busca do usuário para que o seu link patrocinado apareça. Depois de escolhidas as palavras, é realizado um leilão virtual onde um valor é atribuído a cada termo. Logo, cada vez que o link do site for clicado por um usuário, esse valor atribuído à palavra-chave que foi buscada será descontada da conta da empresa.
A certeza em saber que o seu link estará na primeira página de busca do Google traz consigo a oportunidade de converter cliques em contatos e consequentemente, em possível venda. Claro que é importante salientar que para investir em anúncios é imprescindível que o site da empresa esteja no ar, seja funcional, responsivo e contenha conteúdo suficiente para não só atrair como reter os usuários para que a conversão aconteça de fato.
Outros anúncios do Ads
É possível fazer anúncios em banners, vídeos e realizar campanhas em sites parceiros do Google como o Youtube e Gmail com a ferramenta Ads. O próprio anunciante faz as escolhas sobre em quais plataformas deseja incluir a divulgação do seu link, a palavra-chave e o leilão de valor. Esse conjunto de possibilidades somadas a um planejamento de marketing digital bem estudado resulta em cliques e conversões de vendas de produtos e serviços.