Antes de falarmos da total importância de entender e utilizar o marketing digital para divulgar uma marca, produto ou serviço, é necessário que seja definido o termo. Até a popularização da internet banda larga nos anos 2000, as únicas estratégias em pesquisas de mercado e campanhas de publicidade eram feitas em mídias como tv, rádio, mídias impressas, outdoors, entre outros artifícios offline. Chamamos hoje isso de marketing tradicional.
Após a possibilidade do acesso à internet e a popularização do uso de redes sociais, sites e principalmente sites de buscas como o Google, instaurou-se outro tipo de marketing, o marketing digital. Este, é composto exatamente pelas ações de propaganda e comércio de seus produtos e serviços que as empresas realizam na internet.
Atualmente, a internet é o terceiro maior veículo de alcance no Brasil, ficando atrás somente da Tv e do rádio. Por isso, não investir no marketing digital é praticamente deixar de existir para o mercado e em consequência, para os futuros clientes. Assim, é imprescindível que a empresa tenha em mente a necessidade de se manter presente nos meios digitais e trabalhar as formas de divulgação nelas.
Como estar presente na internet?
Essa pergunta parece fácil de se responder, mas utilizar a internet e as plataformas que existem nela com o objetivo de não somente existir, mas utilizá-las como vitrines de divulgação e canais de comunicação é uma tarefa que exige planejamento e muito profissionalismo. Uma empresa precisa ter um site responsivo e otimizado com os parâmetros em SEO para serem vistos pelos mecanismos de buscas e assim, utilizarem a possibilidade da busca orgânica para ficar nas primeiras páginas de resultados.
Além disso, é importante que a presença nas redes sociais seja forte não só com perfis montados, mas principalmente como um canal de divulgação, atualização sobre os produtos e serviços e uma via de comunicação com seus futuros clientes.
O domínio do Google em nossas vidas
O Google recebe mais de 100 bilhões[1] de buscas atualmente por mês. Logo, é mais que genuíno dizer que quem está nas páginas de resultados do buscador tem muito mais chances de ser conhecido, contatado e claro, converter os acessos em vendas de produtos e serviços. Por isso, investir em marketing digital que resulte em incluir o link do site da empresa de força orgânica ou com campanhas de links patrocinados, ambos realizados por meio de estudo e planejamento com foco muito bem definido, é a certeza de estar entre os bilhões de pesquisas.