O que é hospedagem de site?

o que eh hospedagem de site

Como vimos no artigo anterior (Por que devo ter um bom site?), possuir um site bem construído, elaborado e responsivo é garantir a presença da empresa na internet, além de mostrar credibilidade ao mercado e futuros clientes. Depois do primeiro passo, que é contratar profissionais qualificados para planejar, escolher sobre qual tipo de site e o que melhor se adéqua às necessidades, é necessário escolher qual a hospedagem que será utilizada para manter o site no ar.

Entendendo o que é hospedagem

Depois de construído, o site deve estar disponível em um servidor para que seja acessado na internet em qualquer momento do dia, em qualquer hora. E esse servidor, normalmente em nuvem, é chamado de hospedagem. Imagine o seguinte: todo o conteúdo do site, incluindo os arquivos nele indexados, imagens, textos e tudo mais, ficam hospedados nesse servidor para serem acessados cada vez que o domínio do site é indicado, cada clique na página, cada acesso ao conteúdo.

Então, para escolher qual a hospedagem correta é necessário que seja feito uma análise com a capacidade que esse servidor oferece versus o que o site necessita para poder funcionar com qualidade e sem nenhum problema. Outra característica importante na hospedagem é observar se ela é dedicada ou compartilhada.

Qual a diferença entre os dois tipos de hospedagem?

Na hospedagem dedicada, o cliente contrata o serviço que designa um servidor para servir somente ao seu site, sem compartilhar com qualquer outro cliente, proporcionando maior rapidez de acesso, pois todos os recursos da hospedagem estão à disposição apenas do website contratante. O custo para a contratação desse serviço é maior em comparação à compartilhada.

Já a hospedagem compartilhada é um serviço onde um único servidor é compartilhado por vários sites, que podem ser acessados ao mesmo tempo. Essa é a opção mais utilizada, principalmente pela facilidade de encontrá-la e o custo, que é bem mais baixa do que se optar pela hospedagem dedicada. Em linhas gerais, o site hospedado nessa modalidade não possui grandes perdas de acessibilidade ao usuário, tornando assim, uma opção de grande custo-benefício.

Depois de planejado o layout, escolher qual o fornecedor e tipo de hospedagem, é necessário escolher também o domínio que será utilizado, se este está disponível e comprar o direito de utilizá-lo. E para isso, vamos falar mais sobre o processo de aquisição de domínios para site no próximo artigo.

Veja, que construir um site não é algo que pode ser feito em poucos cliques como alguns sites de construção de websites em massa vende. É importante entender o que cada etapa significa, planejar cada passo e isto deve ser realizado por quem realmente entende, profissionais qualificados para que o resultado seja um canal de comunicação e também uma vitrine de serviços e produtos que atue divulgando a marca com qualidade e credibilidade.