Por que devo ter um bom site?

Por que devo ter um bom site?

Atualmente, o cenário é simples: quem não possui um site não existe para o mercado. E um exemplo fácil de entender essa afirmação é que quando você necessita de um produto ou serviço e vai pesquisar no Google, a página de busca vai listar os links dos sites relacionados ao termo ou “palavra-chave” que foi pesquisada. Por isso, é imprescindível ter um site para estar presente digitalmente.

Porém, você já deve ter visto uma infinidade de plataformas que montam sites automaticamente, vendendo esse serviço por preços baixos, dizendo que você mesmo pode fazer esse trabalho. Entretanto, é importante lembrar que uma página na web necessita ser pensada para o segmento da empresa, o público-alvo e o resultado que se espera. E isso só pode ser realizado por um profissional capacitado para tal, que vai pensar e analisar desde o layout até o número de páginas internas, disposição de conteúdo,  entre outros. Enfim, cada característica de um website possui um “porquê”, que irá gerar resultados positivos quando bem desenvolvido.

Qual tipo de site escolher?

O momento de pensar sobre como será o site, somente uma equipe profissional desenvolvedora poderá pontuar as necessidades do cliente, optando geralmente entre os tipos estáticos e os que possuem gerenciador de conteúdo (CMS). Vamos explicar cada um deles: o site estático é aquele que não sofre alteração de layout e conteúdo ao longo do tempo, pois não possuem ferramentas de gerenciamento junto ao site. Normalmente são indicados para empresas que não necessitam atualizar suas informações com frequência com inclusão de novos produtos ou até mesmo com o uso de blogs.

Os sites com gerenciador de conteúdo (CMS) são aqueles que permitem que o processo de construção e alteração constante no conteúdo. E essa possibilidade pode ser realizada não só por profissionais que desenvolvem sites, mas também por colaboradores da própria empresa por serem altamente intuitivos e fáceis. Um exemplo desse tipo de site é quando há blogs e páginas de notícias que devem ser atualizadas constantemente e com o gerenciador isso é possível.

Mas e o hotsite?

Pois é, vale citar o hotsite. Esse site possui um domínio próprio, mas com link para o site principal da empresa, normalmente direcionado para uma ação promocional. É uma página temporária, com conteúdo próprio, de grande apelo visual, pois são direcionados para divulgação de marca, produto ou serviço e consequentemente para a conversão de acessos. Independente do tipo de site, se este é estático ou não, se possui um hotsite linkado e até o próprio hotsite devem ser responsivos. Ou seja, o site precisa ter layout e estrutura adaptável a plataforma em que serão acessadas. Isso resulta em uma experiência positiva do usuário. Nos próximos artigos falaremos sobre domínio e hospedagem de site e suas características para entender mais sobre essa ferramenta que quando bem estruturada e direcionada, auxilia muito na conversão e novos clientes.