O que é um domínio e como contratar para seu site?

o que eh um dominio de site

Depois de saber como funciona a hospedagem de um site e quais os tipos (O que é hospedagem de site?), agora falaremos sobre o domínio de site. O domínio nada mais é que o nome do site que será digitado para acessá-lo. O processo para a aquisição de um domínio é simples: você deve pesquisar se este que pretende possuir está disponível e depois, contratar o direito de utilizá-lo. É importante dizer que você poderá encontrar o endereço eletrônico que deseja tanto em ‘.com’ como ‘.com.br’, as duas extensões mais utilizadas e indicadas atualmente, ainda que seja possível encontrar outras extensões como: ‘.net’, ‘.br’, entre outros. Porém, a ‘.com.br’ é a mais utilizada para registros de sites de empresas no Brasil.

Após a verificação da disponibilidade do endereço eletrônico, aquele que deseja comprar o domínio deve registrá-lo em um cpf – se for pessoa física ou cnpj- se for jurídica, ou seja, nome diretamente da empresa.

O domínio pode ser adquirido em planos de 1, 2 ou 3 anos. Uma boa opção para o domínio para o site da empresa é optar por planos com maior durabilidade, assim o valor fica mais baixo se comparado o período de um ano, por exemplo. Você pode adquirir o endereço eletrônico em vários sites que vendem esse tipo específico de serviço, você começar pelo registro.br ou basta pesquisar e escolher um que melhor lhe agrade

Como definir o domínio do seu site?

Essa pergunta pode parecer que possui resposta óbvia se você pensar que o domínio do site de uma empresa deve ter o nome dela. Porém, não é bem assim. Embora a máxima seja reproduzir o nome, há alguns pontos que devem ser observados como: ele deve ser curto para fácil memorização; deve possuir fácil grafia para não confundir na hora de escrevê-lo e é importante que tenha correlação à área em que está baseada o conteúdo do site e consequentemente da empresa.

Normalmente, é indicado que o nome do site ‘converse’ com todo o layout e segmento de atuação da empresa para que esses três pontos juntos emitam uma única mensagem, assim,  ao ouvir ou ver o domínio o futuro cliente já saiba do que se trata.

No caso de hotsites que também necessitam da compra de domínio, alguns direcionamentos acima também se aplicam, porém com algumas alterações. Normalmente o hotsite é pensado e criado em cima de uma ação de divulgação ou promoção direcionando ao site principal. Então, o domínio deve ter relação com ação desenvolvida e não necessariamente precisa ser curto, por exemplo. Entretanto, deve ser relacionado ao site matriz e que emita a mensagem que se deseja em divulgar algum produto ou serviço, por exemplo.

É importante lembrar que para o site estar no ar deve-se manter a hospedagem, domínio e o site em dia, ou seja, não adianta registrar, comprar e manter o domínio se você não mantém a hospedagem, por exemplo. Esses três passos devem ser realizados em conjunto e serem mantidos em dia para que o site permaneça disponível.